Quer investir e não sabe por onde começar? Clique aqui: https://goo.gl/tcCUx6
Seu lance é criptomoedas? Saiba mais sobre essa moeda que pode superar o bitcoin: https://goo.gl/VDaGnA
Já pensou em acordar todos os dias R$ 228 mais rico? Veja como: https://goo.gl/SGE8Rf
_____________
Tudo o que você sempre quis saber e nunca teve coragem de perguntar sobre investimentos, por Beatriz Cutait: https://goo.gl/6wMzgS
_________________________
A gente aproveitou a participação da Luiza Helena Trajano, presidente do conselho de administração do Magazine Luiza no evento Sexo Antifrágil, para fazer algumas perguntinhas sobre o momento da empresa. Ela comentou de onde ela acha que vem essa alta da empresa no ano, a Magazine Luiza é a empresa que mais sobe neste ano na bolsa – mais de 400%. Falou também de sucessão, de como funciona a contratação de familiar na empresa e de como eles passaram por essa crise. Você não pode deixar de assistir.
Perguntas:
1 – Ao que você atribui o fato de a ação da Magazine Luiza ter subido tanto neste ano?
Olha, o que aconteceu é que a gente fez um trabalho bem feito, a gente acreditou que não deveria separar o .com do Magazine Luiza físico. Na época as pessoas acreditavam ao contrário, e depois viram que o cliente é um só. Ele compra na internet quanto pega na loja. E além de tudo a gente fez um trabalho muito grande de custos, um trabalho de preparar para esse momento do mercado. Então o mercado percebeu que o Magazine Luiza era uma das empresas que estava mais preparadas para ter o digital e crescer no ponto físico. A gente não desprezou, só que a gente digitalizou nosso ponto físico. Então a gente se preparou para esse momento quando ninguém acreditava e separou. Então isso ajudou bastante, além dos resultados, que o pessoal está dando muito positivamente.
2 – Como foi a sua transição para o Marcelo Silva, e depois para o Frederico Trajano, e por que ela foi tão bem feita?
A família tem uma governança muito bem feita já há muitos anos. Lá não entra agregado, a família só entra quando os profissionais são de baixo. E quando eu quis passar, até o fundo já queria que passasse para o Frederico. Ele não quis e eu não quis. E aí eu fui buscar um profissional no mercado, que é o Marcelo, de muito respeito e também estava acostumado de transição em família. E o Marcelo teve toda a liberdade de trabalhar. Eu estava no meu momento, eu não larguei o Magazine, eu estou lá. Mas eu não participo de reunião, eu não fico mais no estratégico. Então quem passou para o Frederico foi o Marcelo. E o Frederico também se preparou, o Marcelo veio para ficar quatro anos e ficou 7 no CEO. Então foi um tempo grande de preparação. E o Magazine faz as coisas assim: simples, mas profunda e na hora certa. Mas a gente pega o complicado e transforma ele em simples. Quando vê, aconteceu.
3 – Quais foram os pontos que permitiram a MGLU sair de forma tão forte da crise?
Foco: eu acho que crise exige muito foco. A gente, em 2015, viu que foi um ano difícil. Nós começamos tecnicamente e motivacionalmente focar em vendas. E aí todo mundo começou a focar, focar.. desde o pessoal do escritório, diretoria, presidência. Todo mundo estava se comprometendo com isso. Ia ter o produto certo, na hora certa, no preço certo. E tudo votado para isso. Então a gente se focou em uma venda saudável, o Magazine sempre teve uma venda saudável. Então acho que foco e ter feito as coisas certas na hora certa ajudou muito.
Gostou do vídeo? Curta e compartilhe
* Assine o Canal da Empiricus e acompanhe o nosso conteúdo independente.
http://www.empiricus.com.br
Instagram: http://instagram.com/empiricus
Facebook: http://www.facebook.com/empiricus
Twitter: http://twitter.com/empiricus
LinkedIn: https://www.linkedin.com/company/empiricus_
