Quer investir e não sabe por onde começar? Clique aqui: https://goo.gl/tcCUx6
Seu lance é criptomoedas? Saiba mais sobre essa moeda que pode superar o bitcoin: https://goo.gl/VDaGnA
Já pensou em acordar todos os dias R$ 228 mais rico? Veja como: https://goo.gl/SGE8Rf
_____________
Com um número crescente de ofertas por parte de bancos e corretoras nos últimos dois anos, os COEs têm mantido um poder de sedução em grande parte por conta do apelo do capital protegido.
No pior dos cenários, a maioria dos COEs devolve ao investidor o dinheiro aplicado originalmente.
Oficialmente enquadrado na renda fixa, o produto tá mais para um híbrido, com um pé na categoria mais conservadora e outro na renda variável.
A partir do COE, o investidor se expõe a uma estratégia de risco, mas com a segurança de ter uma grande parcela dos recursos aplicados no CDI. A ideia é proteger o seu patrimônio, caso o cenário esperado não se concretize.
Você pode apostar que as ações da Petrobras vão subir em seis meses, que o preço do ouro vai cair 30% nos próximos 12 meses, que o dólar vai se apreciar em relação ao real em dois anos, ou que a bolsa americana vai subir mais de 50%, e por aí vai.
Qualquer estratégia pode ser montada.
A ideia por trás dos COEs é interessante e, dependendo da proposta em questão, pode sim ser atrativa. Mas o desempenho do produto no último ano acendeu uma luz amarela, ao deixar e muito a desejar.
Dados da B3, que é a empresa resultante da união entre a BMeFBovespa e a Cetip, mostram que metade dos COEs teve retorno abaixo do CDI em 2017. E 4,6% foram pior, tiveram rentabilidade nula, devolvendo o capital protegido pro investidor, ou negativa.
É por isso que é fundamental você entender onde está colocando seu dinheiro ao investir num COE.
No que consiste e o quão sólida é a estratégia? Quanto você vai ganhar se o cenário positivo se confirmar? E se o pior ocorrer, você vai receber o valor aplicado de volta?
E uma pergunta final: qual é a transparência do produto?
Será que o seu COE foi bem no ano passado? Vá atrás dessa informação no seu banco ou sua corretora. O risco ao qual o seu dinheiro está exposto pode ser maior do que você imagina.
_____________
Gostou do vídeo? Curta e compartilhe
* Assine o Canal da Empiricus e acompanhe o nosso conteúdo independente.
http://www.empiricus.com.br?xpromo=XE-MEL-YT-IE-X-X-OP-X-X
Instagram: http://instagram.com/empiricus
Facebook: http://www.facebook.com/empiricus
Twitter: http://twitter.com/empiricus
LinkedIn: https://www.linkedin.com/company/empiricus_
