Julho deixou os investidores respirarem mais tranquilos, e nossos editores falam sobre as principais métricas do mês. Confira!
Quer receber mais novidades? Clique aqui: https://goo.gl/LiyN4k
_____________
Quer investir e não sabe por onde começar? Clique aqui: https://goo.gl/tcCUx6
Seu lance é criptomoedas? Saiba mais sobre essa moeda que pode superar o bitcoin: https://goo.gl/VDaGnA
Já pensou em acordar todos os dias R$ 228 mais rico? Veja como: https://goo.gl/SGE8Rf
_____________
Depois de iniciar o mês em queda, o Ibovespa, que é o principal índice de ações da Bolsa brasileira, encerrou julho com uma alta de 8,9%, próximo dos 79 mil pontos. No fim do mês passado, o mercado ficou completamente irracional diante da greve dos caminhoneiros e as incertezas políticas que ainda pairam sobre a próxima eleição para presidente do país. Isso fez com que o Ibovespa despencasse e se aproximasse dos 70 mil pontos. Conforme as coisas foram se acertando, o mercado partiu para um rali em direção ao patamar atual, e aqui eu digo pra você: aproveite as irracionalidades do mercado, porque elas são ótimas oportunidades para que você aumente sua posição. A greve dos caminhoneiros ficou no passado. As empresas voltaram a trabalhar tranquilamente e até recuperaram o volume perdido naqueles dias. Já no cenário político, as coisas começam a tomar forma. O presidenciável Geraldo Alckmin, um dos candidatos que a gente considera pró-mercado, acenou positivamente para uma grande coligação com o “Centrão” e trouxe alívio pros investidores. Com as coisas no trilho, o mercado voltou a pensar de forma racional e respirar tranquilamente diante de um cenário se tornando cada vez menos nebuloso. Estamos agora no período de resultados das companhias. Algumas já divulgaram os números do segundo trimestre de 2018 e outras ainda estão por vir. Fique ligado no Day One, que é a nossa newsletter diária, que sempre traremos nossos comentários!
Se você está naquele grupo de investidores que pensa que só porque a Selic está no menor patamar histórico, em 6,5% ao ano, não dá mais pra ganhar dinheiro com a renda fixa, eu preciso te dar um recado. Só neste mês de julho, um papel vendido no Tesouro Direto entregou um retorno de nada menos que 4,5%. Eu estou falando do Tesouro Prefixado com Juros Semestrais com vencimento em 2029. Quem viu a taxa mais alta desse título no fim de junho e topou comprá-lo, embolsou, só em um mês, mais de 8 vezes a variação do CDI. Que tal? Com um cenário relativamente mais tranquilo no mês passado, as taxas dos títulos públicos caíram em meio à maior procura no mercado. Toda vez que a taxa cai, o preço sobe, lembra? É por isso que teve gente que conseguiu um ganho bem interessante nesse curto prazo. E tem mais: ainda que o seu negócio não seja especular com a renda fixa, se você estava atento, você conseguiu investir numa bela aposentadoria. Isso porque o Tesouro IPCA+, aquele mais indicado pro longo prazo, chegou a pagar um juro real bem perto de 6% ao ano há pouco tempo e ainda tem garantido um retorno interessante pra quem quiser carregar o papel, ou seja, sem vender antes do vencimento. É um fato que o cenário pra renda fixa mudou, mas não dá pra dizer que as oportunidades acabaram. Só cabe a você ficar mais atento pra não deixar passar a próxima grande chance.
O bitcoin foi um dos principais destaques do mês de julho, subindo aí mais de 20% em dólares, e um dos principais fatores que levaram a essa alta durante esse mês foi a questão regulatória. A reunião do G20, que aconteceu no meio do mês e que traz alguns desdobramentos, na verdade um adiamento de como os países vão trabalhar o ponto de vista regulatório para as criptomoedas. Também é importante lembrar que o mês começou com o bitcoin bem lá embaixo, sofrendo bastante, e aí ganhou um pouco mais de fôlego durante esse mês, pra gente entrar em agosto com uma data super importante, que aí por volta do dia 16 até o dia 20, que é a possível aprovação de um ETF de bitcoin pela SEC, a CVM americana. Então fique de olho, que mais um mês como esse pode vir por aí.
O Ifix, após três quedas consecutivas, voltou a subir. No mês passado, registrou um desempenho positivo de 1,37%. Isso por conta das taxas de juros futuras, que caíram, e principalmente porque a gente teve uma melhora no ambiente eleitoral. Ainda que há muita incerteza com relação ao novo presidente do país, eu acredito que o Ifix no curto prazo deva ficar de lado e, a depender da eleição, tem muito upside pela frente.
__________
Gostou do vídeo? Curta e compartilhe
* Assine o Canal da Empiricus e acompanhe o nosso conteúdo independente.
http://www.empiricus.com.br?xpromo=XE-MEL-YT-IE-X-X-OP-X-X
Instagram: http://instagram.com/empiricus
Facebook: http://www.facebook.com/empiricus
Twitter: http://twitter.com/empiricus
LinkedIn: https://www.linkedin.com/company/empiricus_
