Uncategorized

Esta técnica de COMUNICAÇÃO pode salvar relacionamentos

VOLTAR A FITA: uma técnica de comunicação para escuta ativa.
http://ArataAcademy.com/port – Hoje eu quero compartilhar com você uma técnica bem simples e prática pra melhorar a sua comunicação.

Em especial sua comunicação com uma pessoa amada, que pode ser alguém da sua família, pode ser a sua cara-metade. E com um pouco de criatividade, dá inclusive pra melhorar relacionamentos com colegas de trabalho ou outras pessoas.

O nome que eu dou pra esta técnica é “VOLTAR A FITA”, é fácil de entender e é uma técnica de comunicação que pode salvar relacionamentos e você já vai descobrir por que.

A técnica “VOLTAR A FITA” funciona igual aqueles aparelhos antigos de música com fita cassete: quando alguém queria escutar de novo, bastava apertar o botão pra voltar a fita e ouvir novamente.

Aqui pra nós, Voltar a Fita é uma forma de respeito, ouvindo atentamente a outra pessoa.

Muitos desentendimentos e problemas de comunicação iniciam quando alguém diz A e eu escuto B. Isso é escutar mal. É aplicar uma interpretação distorcida sobre o que foi dito.

Aliás, o pior tipo de escuta é quando estou no meio de uma conversa apenas esperando a outra pessoa parar de falar pra chegar a minha vez de dizer o que eu penso. Quando eu não escuto, o foco está totalmente em mim, eu quero falar mas não tenho muito interesse em ouvir com atenção plena. Na verdade, estou escutando sim, mas não estou escutando pra entender a outra pessoa: eu estou escutando pra encontrar FALHAS no argumento da outra pessoa, pra provar que ela está errada e eu estou certo. A minha fala geralmente começa com “Tá bom, mas…” e daí pra frente é uma sequência de pedrada que eu atiro pra que eu saia vitorioso da conversa.

Voltar a Fita é de um valor inestimável na nossa comunicação. Quando eu volto a fita, eu faço um esforço consciente de ficar quieto, de deixar minhas ideias pra depois. Primeiro, eu faço questão de demonstrar o meu respeito e ouvir o que a pessoa diante de mim está dizendo. E assim que ela termina de falar, eu repito o que acabei de escutar. Eu volto a fita.

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Most Popular

Quis autem vel eum iure reprehenderit qui in ea voluptate velit esse quam nihil molestiae consequatur, vel illum qui dolorem?

Temporibus autem quibusdam et aut officiis debitis aut rerum necessitatibus saepe eveniet.

Copyright © 2015 Flex Mag Theme. Theme by MVP Themes, powered by Wordpress.

To Top