Uncategorized

Gente BURRA demais… pra entender a própria burrice!

http://arata.se/comoaprender – Como Aprender Mais Rápido
–Será que existe gente que é tão burra que não consegue perceber a própria burrice?

A pergunta não está bem formulada pois primeiro devemos criticar esse conceito de BURRICE, em contraste ao conceito de COMPETÊNCIAS.

É importante saber (i) o que é que nós sabemos e (ii) o que é que nós não sabemos. E isso tem a ver com o desenvolvimento da nossa metacognição, do conhecimento sobre o nosso conhecimento. No episódio #04 da série Arata Livros, mencionamos rapidamente a metacognição ao analisar o livro A Vida Intelectual, de A. D. Sertillanges.

É inadequado dizer que existem pessoas tolas, pessoas burras. Isso generaliza e rotula os indivíduos. Dizer que alguém é burro ou imbecil é como declarar uma natureza imutável e universal. Um burro não sabe e nunca vai aprender a fazer nada corretamente.

Existe um certo determinismo perturbador nessa rotulagem, que é usada pra justificar supremacia e preconceito.

É diferente de dizer que alguém se comporta de uma forma imbecil numa determinada situação.

Começamos o vídeo de hoje com a história de McArthur Wheeler, que roubou dois bancos em Pittsburgh nos Estados Unidos. A polícia o prendeu com facilidade logo na sequência porque o único disfarce que ele usou foi suco de limão. Sua história é relatada na introdução do estudo de David Dunning e Justin Kruger “Unskilled and Unaware of It: How Difficulties in Recognizing One’s Own Incompetence Lead to Inflated Self-Assessments”, dando origem ao termo “efeito Dunning-Kruger”

Para quem tem interesse em desenvolver habilidades de estudo, fica o convite para visitar: http://arata.se/comoaprender

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Most Popular

Quis autem vel eum iure reprehenderit qui in ea voluptate velit esse quam nihil molestiae consequatur, vel illum qui dolorem?

Temporibus autem quibusdam et aut officiis debitis aut rerum necessitatibus saepe eveniet.

Copyright © 2015 Flex Mag Theme. Theme by MVP Themes, powered by Wordpress.

To Top