Uncategorized

Viés da Confirmação – Arata Livros #08

http://arata.se/aratalivros08 – O Viés da Confirmação é a tendência de interpretarmos informações novas através de uma lente colorida, uma distorção de realidade, uma busca de confirmar as nossas próprias crenças, expectativas e convicções.

Isso é assustador e é uma das causas de vários preconceitos que nós temos nesse mundo. Por que?

É que o Viés da Confirmação simplesmente tira o nosso dom mais especial, que é a inteligência.

A pessoa que se comporta orientada pelo Viés da Confirmação está vendo uma realidade que ela QUER ver.

Ela deixa de ver aquilo que não interessa.

As provas concretas que modificariam seu ponto de vista simplesmente desaparecem.

Já conversou com gente assim? Parece que você está conversando com alguém que passou por uma lavagem cerebral, é impressionante como tem gente que perde a capacidade racional e crítica.

O livro até traz uma citação do megainvestidor Warren Buffett, que diz que uma das coisas que o ser humano tem mais habilidade em realizar é interpretar todas as novas informações de uma maneira especial a manter suas conclusões anteriores intactas.

Ou seja, em vez de olhar algo novo e aprender algo, o cidadão apenas quer confirmar aquilo que ele já sabia ou achava que sabia. Esse é o bitolado que entra numa discussão científica, discussão ética, discussão política sem a intenção de aprofundar o entendimento no assunto: ele entra com o claro objetivo de “massacrar os oponentes” e provar que ele é o dono da verdade.

Então em temas específicos que ele estiver errado, o que ele faz? Será que ele vai reconhecer que de fato o melhor é mudar de opinião? Dentro do viés de confirmação, ele vai ignorar, mudar de assunto ou vai distorcer o entendimento de modo a proteger as crenças iniciais.

Todas as referências deste vídeo estão agregadas em http://arata.se/aratalivros08

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Most Popular

Quis autem vel eum iure reprehenderit qui in ea voluptate velit esse quam nihil molestiae consequatur, vel illum qui dolorem?

Temporibus autem quibusdam et aut officiis debitis aut rerum necessitatibus saepe eveniet.

Copyright © 2015 Flex Mag Theme. Theme by MVP Themes, powered by Wordpress.

To Top