Quer investir e não sabe por onde começar? Clique aqui: https://goo.gl/tcCUx6
Seu lance é criptomoedas? Saiba mais sobre essa moeda que pode superar o bitcoin: https://goo.gl/VDaGnA
Já pensou em acordar todos os dias R$ 228 mais rico? Veja como: https://goo.gl/SGE8Rf
_____________
Tudo o que você sempre quis saber e nunca teve coragem de perguntar sobre investimentos, por Beatriz Cutait: https://goo.gl/6wMzgS
_________________________
Mais um prêmio Nobel de economia foi dado hoje por contribuições no campo das finanças comportamentais. O premiado é o Richard Thaler, e ele foi premiado por suas contribuições no sentido de descobrir como nossa mente funciona quando o assunto é dinheiro. E aí uma das teorias citadas, inclusive pela academia sueca, que é uma das grandes contribuições dele, é a de mental accounting. E ele começa um artigo que até pela internet é pequenininho, tem 17 páginas, que trata de mental accounting com uma historinha que ajuda bastante a entender o conceito. Acesse o artigo aqui: https://goo.gl/gyFwob
Que é a seguinte: a de um casal, que faz uma viagem de pescaria e pescam um salmão. E aí eles mandam esse salmão pela companhia aérea para chegar na casa deles. O que acontece? Surpresa: a companhia aérea perde o bendito do salmão. E aí o que eles fazem? Pedem um reembolso e a companhia aérea dá 300 dólares para eles. Esse casal deveria fazer o quê? Pela teoria tradicional, deveriam incorporar esses 300 dólares em seu orçamento, e aí se organizar como em qualquer momento se organizaria. Só que esse casal faz uma coisa diferente: ele pega a maior parte desse dinheiro e vai jantar em um lugar maravilhoso, aquele jantar a luz de velas, romântico e gasta quase o dinheiro inteiro. E aí fica a pergunta: na teoria tradicional, esse dinheiro seria incorporado ao orçamento.
Como o Richard Thaler explica isso? Ele explica isso dizendo que na verdade a gente tem uma contabilidade separada na cabeça. Aquele dinheiro do salmão foi colocado em uma conta separada, uma conta da alimentação e também uma conta do dinheiro ligado à sorte, o que ele sugere nesse artigo.
Mas então isso fere muito a teoria tradicional, ela deveria dizer que dinheiro não tem etiqueta. Dinheiro na verdade está tudo em um bolso só. Então essa é uma das grande contribuições do Richard Thaler. Uma outra também citada pela academia sueca é em relação ao nudge. O nudge tem até um livrinho, livrinho não porque é bem grande. O Richard Thaler contribuiu, participou na produção desse livro, que explica: o nudge é como um cutucão. E ele já é usado em alguns fundos de pensão no Brasil.
Como é que funciona? Em vez você falar quando a pessoa entra em uma empresa, que ela tem que escolher se ela adere ou não ao fundo de pensão, você já faz a adesão automática dela ao fundo de pensão. E ela tem que escolher na verdade se ela fica ou se ela sai. Ela pode sair se ela quiser, ela tem liberdade para sair, mas automaticamente ela já é inscrita nesse fundo de pensão. Então essa é uma aplicação prática no mundo inteiro, inclusive no Brasil, de uma teoria da qual o nudge participa em grande parte dos estudos e é um dos fundadores que é a teoria do nudge.
Um pouco polêmica até, se ela interfere ou não na liberdade das pessoas, ou se não: é só um cutucão para elas tomarem uma decisão que teoricamente é boa para elas. Lembrando que os fundos de pensão em geral, a própria entidade já paga uma parte. O investidor coloca um dinheiro, a entidade coloca um dinheiro adicional.
Bom, algumas contribuições aí do Richard Thaler. Realmente vale dar uma procurada nele no Google, e também um sinal de que as finanças comportamentais têm ganhado espaço, lembrando que o Daniel Kahneman, que é o psicólogo, já tinha ganhado um prêmio lá em 2002. Então um convite a nós investidores a prestar mais atenção nessa grande área das finanças, que é o das finanças comportamentais.
Gostou do vídeo? Curta e compartilhe
* Assine o Canal da Empiricus e acompanhe o nosso conteúdo independente.
http://www.empiricus.com.br
Instagram: http://instagram.com/empiricus
Facebook: http://www.facebook.com/empiricus
Twitter: http://twitter.com/empiricus
LinkedIn: https://www.linkedin.com/company/empiricus_
